Ortoptista - HOC - Hospital de Olhos e Clínicas

Ortoptista

A Ortótipca é uma ciência que existe há muitos anos e amplamente praticada em países europeus e nos EUA. Mas no Brasil ela é ainda pouco explorada e muitas pessoas perguntam para os consultores da Martinato o que ela é e onde é aplicada.

Os principais problemas de refração são

HOC Hospital de Olhos e Clínicas

O objetivo de um tratamento ortóptico é possibilitar que o paciente utilize de forma assertiva as funções visuais, utilizando estímulos, reorganizando o equilíbrio binocular e fazendo com que os dois olhos trabalhem ao mesmo tempo. Além disso, a Ortóptica auxilia na detecção de patologias atuando em exames complementares de diagnósticos como: glaucoma, cataratas, retinopatia diabética, degenerescência macular ligada à idade, alterações neurológicas da visão e faz o seguimento de casos de baixa visão. Ela é muito utilizada em crianças, mas pode ser aplicada em adultos com igual resultado dependendo do problema apresentado.

HOC Hospital de Olhos e Clínicas

Uma pessoa com visão embaralhada, dor de cabeça, tontura, enjoo e/ou cansaço na hora de ler pode achar que precisa de correção visual – óculos. Entretanto, se analisada por um Ortoptista, tais dificuldades podem ter uma motivação diferente, como a musculatura dos olhos e a dificuldade para que ambos atuem em conjunto. O Ortoptista irá trabalhar nesses problemas com diferentes técnicas, as sessões de tratamento duram cerca de 40 minutos, onde são realizados diversos exercícios visuais. Esses exercícios são como uma fisioterapia para os olhos e a sua função é estimular que os dos dois olhos trabalhem em conjunto ou também no fortalecimento muscular através de atividades de aproximação e afastamento de objetos, trabalhando bastante com o foco, problema um tanto comum em adultos.

Atendimento: Particular