Angiologia - HOC - Hospital de Olhos e Clínicas

Angiologia

A angiologia é a vertente da Medicina que se especializou no estudo das veias, artérias e do sistema linfático que compõe o corpo humano.

Essa especialidade é a responsável por diagnosticar e tratar qualquer tipo de condição médica que pode acometer veias e artérias, sendo que o tratamento pode ser realizado em casos de menor complexidade, como o de varizes, até casos mais sérios, como os de AVC, o Acidente Vascular Cerebral, que acontece quando uma veia do cérebro se rompe, causando uma hemorragia.

Por conta da relação da angiologia com o sistema circulatório e vascular do corpo humano, por vezes, a especialidade médica pode ganhar a denominação de angiologia vascular.

Quando procurar um médico angiologista?

HOC Hospital de Olhos e Clínicas

Um médico angiologista deve ser procurado quando o paciente apresenta sintomas como dor e inchaço constante nos membros superiores (braços) e inferiores (pernas), formigamento e dormência nas extremidades (mãos e pés), sensação de peso nas pernas, cãibras frequentes, cansaço sem motivo aparente, dificuldade para caminhar, veias azuladas ou arroxeadas e sensação de queimação nas pernas e pés.

HOC Hospital de Olhos e Clínicas

Esses sintomas serão estudados a fundo por um médico especializado em angiologia, que deverá realizar exames e testes para iniciar o tratamento do paciente.

Alguns exames tradicionalmente recomendados por médicos angiologistas incluem a angiografia, que por meio da injeção de contraste permite a visualização das veias e artérias, e a angiotomografia, um exame de imagem que fornece um visual 3D do sistema circulatório de todo o corpo.

Atendimento: Particular