Cardiologia

A importância de tratar de um tema como “o que é cardiologia” é, justamente, multiplicar boas práticas e informação de saúde a fim de impactar a população e trabalhar a prevenção e a educação sobre a saúde do coração.

HOC Hospital de Olhos e Clínicas

É a especialidade médica que trata das doenças do coração e de parte do sistema circulatório ligado ao coração: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, doenças valvares cardíacas, aneurisma de aorta, portadores de marca-passo, etc. Apesar dos avanços no tratamento das doenças cardiovasculares nos últimos anos, elas ainda são as principais causas de morte e invalidez em todo o mundo, lembrando que metade das pessoas que sofrem um infarto do coração não chegam vivas aos serviços de saúde.

Fala-se muito em tratamento e pouco em prevenção: mudanças simples de hábitos de vida, uso de medicamentos adequados e visita rotineira ao médico podem reduzir substancialmente o risco de doenças cardiovasculares. Obviamente não são todas as pessoas que necessitam desse acompanhamento. Vale ressaltar novamente os chamados fatores de risco cardiovasculares e lembrar que quanto maior a quantidade deles, maior será o risco do indivíduo desenvolver uma doença cardiovascular no futuro.